3.12.13

Primeiro dia em Dublin



O que fazer no primeiro dia em Dublin??? Por onde começo???

São tantas coisas para serem resolvidas que ficamos meio atordoados mesmo!!

Principal dica: Vá até a escola.

Sim, acorde cedo (mas não precisa ser tão cedo, mesmo porque seu corpo vai sentir o fuso horário) e vá até a escola - com certeza você já pesquisou a localização enquanto estava no Brasil, então ficará mais fácil! rs.

É importante vc fazer esse trajeto pra vc saber quanto tempo leva e não chegar atrasado na aula!

Algumas escolas possuem o "Induction Day" que é uma espécie de apresentação sobre a Irlanda, Dublin e a escola e os trâmites burocráticos.

Se a data do seu Induction Day estiver distante, não espere! 

Chegando na escola pergunte à pessoa responsável pelo suporte ao aluno ou pra quem te vendeu o curso (por isso da importância de se pesquisar a escola antes, pois muitos aqui reclamam da falta de suporte da escola!) quais são as primeiras providências a serem tomadas por vc em relação a documentação.

Mas Aline, eu já sei que eu tenho que abrir a conta primeiro. Ok, mas em que banco?? Quais os documentos que preciso levar?? Essas e outras perguntas a escola poderá te responder. 

Muitas escolas possuem convênios com os banco para que as taxas sejam reduzidas para seus alunos (Falarei mais sobre o Banco em outro post).

Ah, peça para a escola te dar um mapa de Dublin... será muito útil!!!

Vou contar quais foram as minhas primeiras providências, ok??

1) Providencie um chip para o seu celular. 

Aqui existem várias operadoras, mas as operadoras que os brasileiros mais usam é Tesco e Lyca, porque as tarifas são menores para ligações internacionais (0,01 euro por minuto para telefone fixo e 0,14 euro por minuto para celular).

E se vc não vive sem internet, como eu, pergunte sobre pacotes de internet... tem pacote de 1 GB por 5 euros/mês e de 5 Gb por 10 euros/mês.

O legal daqui é que em muitas praças, ruas, enfim, muitos lugares, tem wifi grátis!



2) Fui agendar a minha abertura de conta. Isso mesmo! 

Aqui não é fácil que nem no Brasil que é só chegar, esperar e abrir a conta... aqui, dependendo da agência (principalmente nas agências do Centro) precisa de agendamento para se abrir a conta. 

Vc precisará da carta do PPS como comprovante de residência, e essa carta demora aproximadamente 7 dias para chegar, portanto, fique de olho na data do agendamento para que não seja em menos de 7 dias! (A minha abertura foi agendada para 15 dias depois!)   :-(

E não esqueça o passaporte, lógico!!!



3) Fui tirar meu PPS (Documento como se fosse o CPF no Brasil) 

- Não esqueça o passaporte e a carta da escola específica para o PPS (por isso vc precisa passar na escola tb!) 

- Ah, leve um livro, um joguinho, algum passatempo, porque vc pega uma fila pra poder pegar uma senha e depois senta e espera. No meu caso, demorei quase 6 horas pra ser atendida!! (Serviço Público é igual em qualquer lugar do mundo!!!)



E esse foi o seu primeiro dia! Muito cansativo, mas é um cansaço gostoso!!!

Se você não está acostumado a andar aí no Brasil, se prepare, pq aqui é o que vc mais vai fazer, principalmente no primeiro mês!!!

Lógico que vc ficará deslumbrado com as ruas de Dublin, com as lojas, com os parques, com os transportes...





Obs. Não comece a gastar!!! Aqui o dinheiro não voa... ele é abduzido!!!!!







Com certeza vc quase foi atropelado tb, afinal vc não está acostumado com as ruas invertidas!!! rsrsrs

Relaxa... eu tb quase fui atropelada... mas vc NÃO acostuma, ok!?!  rsrsrs... Tem brasileiro aqui que está a mais de 3 anos e ainda não acostumou!!! rs




Vida nova, sem estresse, sem neuras quanto à violência (não que ela não exista, mas é quase insignificante perto do que estamos acostumados aí no Brasil!).... Tudo de bom!! Até o frio daqui é bom!! rsrsrs


Não se estresse!! Vc não está mais em São Paulo (ou sei lá onde no Brasil)! Vc está em Dublin, na Irlanda, Na Europa!!!! 

Divirta-se!!!

Um comentário:

Quem sou eu

Curta no facebook

Search

Translate

Faça Parte!

Fan Page!

Postagens populares